Prefeito Edivaldo e governador Flávio Dino anunciam construção de 14 vias interbairros

O prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino assinaram nesta segunda-feira (6), no Palácio dos Leões, a ordem de serviço para construção de 14 novas vias interbairros, que vão melhorar de forma significativa a mobilidade urbana na capital maranhense. Com investimentos da ordem de R$ 32 milhões, resultado de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado, o "Projeto Interbairros" vai criar vias alternativas e paralelas para desafogar os grandes corredores de fluxo intenso da cidade. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em um prazo de seis meses.
O prefeito Edivaldo destacou a importância da obra para a melhoria da mobilidade urbana na capital e para a qualidade de vida da população ludovicense. "São 14 grandes intervenções no trânsito, que vêm ao encontro dos anseios da população, que sempre demandou melhorias nessa área. Trata-se de mais uma importante parceria celebrada entre o governo do Estado e a Prefeitura, nesse novo momento no qual o Estado e Município trabalham juntos em favor da cidade e da população", ressaltou Edivaldo.
As 14 novas vias vão fazer a conexão entre os bairros e terão um traçado geométrico de forma que os veículos não necessitem trafegar pelas vias principais para chegar ao seu destino. Ao todo serão 21,4 quilômetros de novas vias que representam melhoria do aspecto urbanístico, proporcionam bem-estar e mais qualidade de vida ao cidadão e nova configuração ao trânsito de São Luís.
O governador Flávio Dino relatou que as intervenções foram planejadas para proporcionar melhorias efetivas e concretas à mobilidade urbana da capital. "É isso que buscamos: realizar intervenções que transformem de fato a vida das pessoas, que beneficiem o cotidiano da população, que deem sinergia à cidade e contribuam, inclusive, com o desenvolvimento da economia local. São Luís tem recebido um olhar todo especial da nossa gestão e isso é só o começo", disse o governador Flávio Dino.
As vias interbairros foram planejadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e serão executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Os serviços serão realizados pela empresa Edeconsil Engenharia. O titular da Semosp, Antônio Araújo, fez a apresentação detalhada do projeto durante o lançamento da ação. O secretário explicou as interconexões e informou que todas as vias vão receber asfalto de qualidade, drenagem superficial com sarjetas, meios-fios e calçadas, além de sinalização horizontal e vertical, que modificarão todo o aspecto urbanístico, proporcionando ainda mais fluidez ao tráfego de veículos.
Entre as interconexões que vão ser implementadas estão a ligação entre os bairros do Vinhais Velho e Recanto dos Vinhais à Avenida Daniel de La Touche; Estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses; Via Expressa com a Rua A, no Maranhão Novo; Rua 21 com a 38, interligando a Cidade Operária ao Jardim São Cristóvão; Rua Boa Esperança à Rua do Aririzal; Rua Duque de Caxias e Derci Batista interligando o Pão de Açúcar ao Bequimão.
Serão interligadas ainda a Avenida 2 com a Rua Haroldo Paiva, a Avenida Sabiá à Vila Maranhão, a Rua São Bento à Vila Conceição, a Rua do Arame ao São Cristóvão, a Rua Projetada ao João Paulo, Rua da Boa Esperança ao Angelim e Turu. "Todas as vias planejadas criam rotas alternativas e proporcionam novas opções de tráfego para motoristas e pedestres, ou seja, haverá mais opções para escolher o percurso que se vai utilizar para deixar o filho na escola ou ir para ao trabalho, por exemplo", disse Antônio Araújo.
O titular da Sinfra, Clayton Noleto, frisou que, embora sejam intervenções pontuais, elas representam um grande esforço de engenharia que vão apresentar resultados reais de melhoria no trânsito da capital, em pouco tempo. "Vamos trabalhar dia e noite, ininterruptamente, para entregar esse conjunto de obras o mais rápido possível à população", frisou Noleto.
Participaram ainda do lançamento do "Projeto Interbairros" o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho; o deputado federal Weverton Rocha, que no ato representou a Câmara Federal; além de secretários municipais e estaduais, parlamentares estaduais federais, entre outras autoridades políticas.
MAIS ASFALTO
Ainda como resultado de parceria celebrada com o governo do Estado, a Prefeitura de São Luís também está realizando obras de requalificação de aproximadamente 120 km de avenidas e ruas de bairros, por meio do programa estadual "Mais Asfalto". Só na região Itaqui-Bacanga, vão ser recuperados mais de 36 quilômetros de vias urbanas. Os serviços já começaram no Anjo da Guarda e Vila Embratel, e abrangerão ainda os bairros do São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I e II e Alto da Esperança.
Os demais bairros da capital maranhense contemplados com a requalificação de pavimentação asfáltica são a Cidade Operária - onde os serviços também já iniciaram nos 42,1 quilômetros previstos -, a Cohab, com 10,9 quilômetros; João de Deus e São Bernardo, com 7,4 quilômetros; Vila Luizão, com 9 quilômetros; Coroadinho e Vila Nova República, com 6,7 quilômetros cada um. A extensão total abrange aproximadamente 300 vias, a maioria componente do corredor de ônibus, com camada asfáltica comprometida devido à presença de buracos ou fissuras.

Transtorno do Espectro Autista

Direito de todos

Ajude a denunciar!